PROJETO CONTA QUE EU CONTO

O projeto “Conta que eu conto” busca aproximar os estudantes do texto literário, em especial memórias literárias, a fim de explorar, além das características do gênero, outras possibilidades tais como a emoção, a criatividade, a intuição, as sensações, o aspecto lúdico e interativo. Além disso, propõe o encontro entre os jovens e destes com outras gerações para ouvir dos mais velhos histórias de vida, culturais ou sociais. Estas podem constituir um importante acervo de memórias e proporcionar aos jovens o resgate de sua identidade cultural bem como a percepção de que o tempo presente, momento sócio-histórico no qual nos situamos, é fruto dos caminhos e percalços do passado. Em outras palavras, conhecer “nossas” histórias significa conhecer a nós mesmos.

Uma outra possibilidade surge neste ponto: a percepção do valor do idoso em nossa sociedade. Uma sociedade que oprime a velhice de múltiplas formas e se apega exageradamente ao moderno e ao que é de consumo. Sufoca as lembranças e desmerece a função social do idoso, fonte de onde jorra a essência da cultura. (CHAUÍ in BOSI: 1994, p. 18)

Perceber jovens tocados ou seduzidos pelas narrativas e personagens das histórias significará uma importante conquista do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio na formação de leitores e de sujeitos mais sensíveis e portadores de múltiplas referências culturais e afetivas.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

OFICINA 4







O narrador conta o que ele extrai da experiência –

sua própria ou contada por outros. E, de volta, ele

a torna experiência daqueles que ouvem a sua história.”

Walter Benjamin


Iniciamos a oficina 4 com a montagem de quebra-cabeças retomando as apresentações da oficina anterior. Em seguida, lemos e analisamos textos de memórias bastante envolventes e percebemos a linguagem poética presente nesse gênero textual. Recebemos orientações sobre como realizar as entrevistas com idosos e foram dadas também algumas sugestões de idosos conhecidos que poderiam nos contar muitos fatos interessantes vividos por eles.



4 comentários:

  1. A vida naõ é o que agente viveu,mas o que agente recorda e como recorda para contá-la.

    Leiriara sousa

    2ºE

    ResponderExcluir
  2. É uma linda história de amor, todos deveriam lê.
    Edisônia 3º D

    ResponderExcluir
  3. participar do projeto conta que eu conto , foi muito gratificante pois podemos resgatar memórias de idosos.
    Isso é muito legal.
    Nós conheçemos histórias fascinantes ,todos devem lê.

    leiriara da costa
    2ºE

    ResponderExcluir
  4. Essa oficina trouxe inspiração para nós fazermos as produções.

    ResponderExcluir